garoto-e-cachorroComo ajudar o adolescente que vai mal na escola, vive brigando e corre risco de se tornar um problema social?

Convide-o para preparar cães que serão doados por ele para pessoas com algum tipo de limitação, como de mobilidade ou audição, autismo ou deficiência mental. O High Scooled Assistance Dog Program, aplicado pela agencia de serviços humanitários da Califórnia, ensina grupos de oito adolescentes em fase de risco, indicados por pais, professores e agentes sociais, a cuidar de cães e adestrá-los desde que topem ser voluntários.

Depois do aprendizado, cada jovem treina dois cães: um filhote e outro com um ano de idade. Durante seis  meses, o adolescente freqüenta pelo menos três sessões semanais de 1,5 hora a duas horas cada uma, na academia Califórnia Canine. Numa quarta sessão, semana sim, semana não, o treino é na rua, com cadeira de rodas.

O programa melhora a autoestima dos adolescentes, o relacionamento deles com a família e colegas e diminui os problemas escolares, o envolvimento com gangues, a autoagressão e o abuso de substâncias entorpecentes. Toda a comunidade ganha inclusive quem precisa da assistência de cães bem treinados.

Apesar de o projeto estar sendo realizado nos Estados Unidos, fica aí uma boa idéia para ser adotada pelos nossos governantes e por toda nossa comunidade. É uma prova concreta de como os animais de estimação são capazes de melhorar a vida de qualquer ser humano. Um mesmo cão é capaz ao mesmo tempo, de ajudar a educar um jovem rebelde e de servir a uma pessoa com necessidades especiais! Mais uma prova também, de que todos os animais merecem o nosso respeito e nunca devem ser mau tratados.

Texto baseado em artigo publicado na revista Cães e Cia de Agosto 2009.

Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária – UFV
Especialização em clínica e cirurgia – UFV
Mestrado em cirurgia – Unesp – Jaboticabal

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